terça-feira, 31 de março de 2009

Colomba Pascal



- 50g de fermento biológico fresco
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 pitada de sal
- 1 xícara (chá) de água
- 4 gemas
- 1 xícara (chá) de margarina
- 5 xícaras (chá) de farinha de trigo
- essência de panetone
- 1 ½ xícara (chá) de gotas de chocolate ao leite

INGREDIENTES PARA A COBERTURA:

- 1 xícara (chá) de farinha de rosca
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 4 claras
- 1 xícara (chá) de castanha de caju triturada
- essência de amêndoa


Em um bowl, coloque o fermento, sal e o açúcar. Misture. Acrescente a água, as gemas, a margarina, o açúcar e a farinha e a essência. Misture bem. Abra a massa, coloque o recheio. Enrole e coloque em uma forma de colomba. Deixe descansar por 20 minutos. enquanto isso, prepare a cobertura: misture os ingredientes em uma tigela e depois cubra a colomba. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C por 40 minutos.

Receita extraída do site da Rede Record / Programa Hoje em Dia.

Assinatura

7 comentários:

Gislaine disse...

Olá
Estou com uma dúvida.
Eu estava assistinho o programa quando passou esta receita, e anotando tudo aqui no meu computador.
Mas pelo que me lembro, o Edu disse por duas vezes na hora em que estava fazendo a receita que cada vez que a massa fosse trabalhada, era para deixar descansar por 2 horas.
Agora fiquei com a dúvida...pois já comprei todos os ingredientes, e agora que peguei a receita também no site do hoje em dia para comparar com a que escrevi na hora em que ele fazia, tem essa enorme diferença de tempo, pois lembro bem ele disse assim: "Misture a farinha a massa, até não grudar mais nos dedos, deixe descansar por 2 horas, abra com os dedos, coloqueo recheio de sua preferência e deixe descansar por mais 2 horas". E agora o que faço??? Gostaria de fazer para vender, mas já pensou errar e acabar perdendo tudo...se alguém souber e puder me enviar um comentário com a resposta agradeço muitoo!!!! rs
Um abraço e parabéns pelo Blog.

Alê Romeu disse...

Olá Gislaine, sugiro à você que siga a receita conforme está escrito pois é o próprio Edú quem redige estas receitas no site da Record.

Ele é um pouco repetitivo quando exibe as receitas e, acredito, que por este motivo você entendeu por 2x ele falar "deixar descansar por 2 hrs".

Espero ter ajudado e continuo a disposiçao.

Gislaine disse...

Oi Alê, bom vou deixar por 2 hrs e não por 20 minutos a massa descansar, pois foi realmente o que ele disse no programa. E outra coisa que esqueci de dizer, no programa a colomba foi feita com fermento seco e não o fresco como descreve a receita, porém, tem uma diferença de quantidade a ser usada, no caso do fresco, são 50g como manda a receita, e do seco (que é o que comprei) acredito que deve ser uma menor quantidade, foi o que andei vendo pesquisando em alguns sites. O que tenho aqui é um sachê, que vem com 11g...Desculpe a insistência, é que não queria despedirçar já que comprei os ingredientes. E acreditei que seria passado na receita, pois o Edu citou curante o programa, que poderia ser esse fermento seco.
Bom mais uma vez obrigada!!!
Abraços

lidyane disse...

ola gislaine
não sei se isso vai te ajudar mas eu fiz e deixei descansar por 20 minutos antes do recheio e após o recheio também...
ficou uma delícia...espero que isso te ajude bjos

Anônimo disse...

Vc deve usar tres vezes menos fermento seco em relação ao fresco


MAgnus

Anônimo disse...

Oi gostaria de saber a quantidade de essencia de panetone,para por na colomba,me responda por favor,obrigada.

Toninho disse...

Olá.
Tentei fazer a colomba duas vezes e a massa não cresceu.Peguei a receita acima nesse blog e assisti ao vídeo varias vezes.Coloquei um pouco mais de 50gr.de fermento fresco,uma xícara de de chá de manteiga é equivalente a 230grs, coloquei 200grs e deixer descansar por 1 hora antes de rechear conforme o Edu fala no video e meia hora depois de rechear.
O que estou fazendo de errado?

Fico no aguardo de uma resposta para tentar de novo.

Pesquise sua Receita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...